A confirmação de uma estratégia que se mostra acertada. Esse foi o sentimento que marcou a oficina organizada pelo Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva no pré-congresso do Abrascão 2022.
Realizada no sábado e domingo (dias 19 e 20/11), a oficina reuniu cerca de 20 participantes e se debruçou na análise e retomada dos debates em torno da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) – Brasil Sorridente. Para Sônia Chaves, atual coordenadora do GT, é chegada o momento da “marioridade” da Política, criada em 2004, e em um novo patamar político. “Fizemos uma análise aprofundada, inicialmente sobre a desigualdade em saúde bucal, as ações possíveis pela temática da clínica resolutiva e as ações em educação permanente na formação em saúde para fortalecimento dessa política setorial que é a PNSB.
A docente destacou também o trabalho de ampliação do GT. Atualmente, são mais de 60 cirurgiões-dentistas com inserção na academia e nos serviços de saúde. O crescimento partiu de uma visão estratégica, que privilegiou docentes fora das regiões sul-sudeste e começar uma presença em universidades privadas. “Consideramos essencial essa ampliação para que se dissemine as ideias de uma outra saúde a partir do olhar da saúde bucal coletiva defendido pelo nosso GT e pela Abrasco”, completou Sônia.