Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Homenagem aos ex-presidentes do Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Bruno C. Dias

Antes do início da conferência da manhã do último dia, proferida pelo professor Maurício Lima Barreto, a Abrasco e a Comissão Científica de Epidemiologia resolveram abrir um espaço na programação para relembrar grandes nomes centrais na história do evento. “Temos uma longa tradição de congressos, não só os de epidemiologia, mas o nosso grande congresso brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão, o de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, fora os simpósios de alguns dos grupos temáticos, sempre com o objetivo de incentivar a troca e a difusão do conhecimento. Nesse último dia do 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, não poderíamos deixar de homenagear aqueles que conseguiram fazer esse encontro chegar a sua nona edição”, falou Nelson Gouveia, vice-presidente da Associação e professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DMP/FMUSP).

Junto com a professora Maria Amélia Veras, do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, eles entregaram uma escultura celebrativa da data, feita pela artista plástica capixaba Ana Paula Castro, a todos os ex-presidentes das edições anteriores e da atual, exceto o professor Sergio Koifman, falecido em abril e que entrará para o legado dos Congressos Brasileiros de Epidemiologia com o título das sessões de abertura do evento. Confira abaixo a lista de homenageados:

1º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Marilisa Berti Barros
2º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Maria Fernanda Lima e Costa
3º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Maurício Barreto
4º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Sergio Koifman (in memoriam)
5º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Moisés Gouldbam
6º Congresso Brasileiro de Epidemiologia:Ana Bernarda Ludermir
7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Maria Inês Schmidt
8º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: José Cássio Moraes
9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia: Ethel Leonor Noia Maciel

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo