Junto com uma forte produção científica relacionada às necessidades do Sistema Único de Saúde; à superação das condições de saúde da população brasileira e à articulação dos posicionamentos teóricos com a prática política, o Congresso Brasileiro de Epidemiologia reserva uma especial e importante atenção aos construtores da área: pesquisadores das mais diferentes trajetórias e que, singularmente, contribuíram e seguem contribuindo para o desenvolvimento da Epidemiologia brasileira.
Essa reverência não seria esquecida na atual edição do evento. A Comissão Científica deliberou por homenagens a sete importantes abrasquianos com significativas produções, destacadas em memoriais redigidos por seus pares. A condução da sessão e a leitura dos memoriais foi realizada por Thiago Barreto, Secretário Executivo da Abrasco.
As primeiras duas homenagens foram dedicadas a dois grandes abrasquianos e militantes do direito à saúde em nosso país que faleceram neste ano. Sebastião Loureiro e Antônio Ivo de Carvalho.
Na sequência, cinco pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional tiveram suas carreiras rememoradas e puderam agradecer à comunidade científica.
Laura Rodrigues:
“Agradeço a todos vocês epidemiologistas por terem me acolhido, aceitado como colaboradora e permitido que uma parte grande da minha vida de pesquisa tenha sido feita no Brasil. Agradeço em termos pessoais por todas as risadas e conversas, companheirismo e generosidade”.
Gulnar Azevedo e Silva:
“É uma honra enorme receber esse reconhecimento, que me estimula a continuar lutando em tempos tão duros. Entendo que essa homenagem não é só para mim, mas para a toda a diretoria da Abrasco da gestão que presidi, e que conseguiu entender a gravidade do período que enfrentamos e que seguimos vivendo no Brasil”.
Rita Barradas Barata:
“Esta talvez seja a homenagem mais importante das que já recebi. Minha vida profissional se confunde com a Abrasco desde o primeiro dia. Então, isto tem um sentido muito forte, extremamente gratificante”.
Moisés Goldbaum:
Só posso agradecer essa homenagem, uma das mais importantes que recebi, pois a Abrasco me emociona, me estimula, é uma Associação que dignifica todos nós. Logo, receber esta homenagem é extremamente importante”.
Jarbas Barbosa:
“É uma honra muito grande. Entre os vários usos do instrumental epidemiológico, das ações de vigilância, transmissão de doenças, fatores de risco, saúde ambiental, nós temos uma contribuição muito grande dentro do Sistema Único de Saúde.”
Assista à sessão na íntegra: