Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Homenagens no 9º Congresso de Epidemiologia

Ao longo de todo 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia – EpiVix, serão prestadas homenagens a atores históricos da Saúde Coletiva que faleceram. Cada nome representa uma trajetória em defesa da saúde pública e engajamento na construção do Sistema Único de Saúde.

No dia 7 de setembro, às 18h00, acontece a conferência de abertura do Congresso, intitulada agora de ‘Conferência Sergio Koifman’, em homenagem ao pesquisador que faleceu no dia 21 de maio deste ano, aos 64 anos. Koifman era Pesquisador titular da Fiocruz, desenvolveu e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Ele foi ainda um destacado membro da nossa Associação e presidiu, em 1998, o IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Logo pela manhã do dia seguinte, terça-feira 8 de setembro, na Mesa Redonda 6 – Epidemiologia nos 25 anos do SUS, sob a Coordenação do Professor Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, haverá homenagem à Gilson Carvalho, com presença da filha Cristina Carvalho. O médico pediatra Gilson de Cássia Marques de Carvalho, de 68 anos, é reconhecido como um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde. Gilson faleceu na manhã do dia 3 de julho de 2014, em São José dos Campos, São Paulo.

Ainda no dia 8 de setembro, a partir de 12h30, haverá Sessão Especial pelas comemorações dos 35 anos da Abrasco, com a apresentação do Documentário Eleutério Rodriguez Neto. O vídeo, realizado pela Abrasco, será exibido pela primeira vez durante o EpiVix.

No dia 10, às 12h30, haverá uma Sessão Especial pelo legado de Cecília Donnangelo à Epidemiologia, com lançamento de um livro com a presença da filha, Ligia Donnangelo. A Sessão abordará a contribuição essencial da socióloga paulista, falecida precocemente em 1983, aos 43 anos, pioneira no estudo do campo das ciências sociais em saúde e uma das referências para o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira.

Ex-presidentes e nova Comissão de Epidemiologia da Abrasco: A nona edição do Congresso de Epidemiologia vai prestar homenagem a todos os ex-presidentes das edições anteriores do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A homenagem acontecerá no início da Conferência ‘Fronteiras da Epidemiologia Contemporânea’, no dia 10, às 08h30.

Para a presidente do 9º Congresso, Ethel Maciel, “os congressos sempre foram importantes para aglutinar, desenvolver e impulsionar a área da Epidemiologia. Assim, a homenagem àqueles que lideraram esses processos é o justo reconhecimento ao trabalho destes epidemiologistas que ajudaram a consolidar uma disciplina que, na década de 90 e ainda no início do século XXI, estava em consolidação no Brasil”.

Ainda no dia 10, serão divulgados os nomes que comporão a nova Comissão de Epidemiologia da Abrasco, na abertura da Conferência “Epidemiologia no Brasil: novas perspectivas”, às 18h00. Ao longo de 2014, a Abrasco convocou os dirigentes das instituições associadas adimplentes, para indicar os nomes de pesquisadores para compor a nova Comissão. Cada instituição pode indicar dois nomes (um titular e um suplente) que se dediquem, de forma notória, ao estudo ou à intervenção na área de Epidemiologia.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo