Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

II Seminário Internacional de Avaliação em Saúde debateu caminhos para participação social no SUS

Letícia Maçulo

Nos os dias 31 de julho e 01 de agosto aconteceu a segunda edição do Seminário Internacional de Avaliação em Saúde. A Iniciativa do GT Avaliação em Saúde/Abrasco promoveu dois dias de debates sobre a temática, com a participação de pesquisadores internacionais, e reflexões sobre sistemas de saúde de todo o mundo. 

O primeiro dia foi marcado pela presença de Rosana Onocko, presidente da Abrasco, e Mauro Serapioni (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal), que discutiram sobre sistemas universais de saúde. O professor Mauro contribuiu com uma exposição sobre participação social nos serviços nacionais de saúde. Para Mauro, a participação social pode representar uma importante estratégia para aproximar a organização burocrática do sistema de saúde com experiências de vida dos seus usuários e participantes, o que ofereceria uma visão estratégica e privilegiada do próprio sistema. “Nesse sentido, procuramos olhar para a participação social como uma ponte, capaz de unir esses dois mundos”.

Em sua fala, Rosana Onocko reforçou a importância da avaliação em saúde na identificação das condições necessárias para a construção de conhecimento e da sua organização em práticas concretas baseadas em evidências e destacou que: “neste movimento de repensar e indagar os porquês, cria-se uma conexão entre ciência e prática. Esse movimento se localiza dentro de uma expectativa social que demanda respostas.” 

Assista ao debate do primeiro dia:



O segundo dia de atividade contou com exposições de Maria Ines Battistela (USP) sobre a dimensão da qualidade da assistência em serviços ambulatoriais e de Luciano Gomes (UFPB), que apresentou algumas questões sobre a avaliação em saúde no Brasil. A atividade contou também com a posse da nova coordenação do GT Avaliação em Saúde, que será composta por Severina Alice da Costa, Daniela Nickel e Victor Aquino. 


Assista na íntegra o segundo dia do seminário: 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo