NOTÍCIAS 

IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Pensamento Crítico em Saúde

Entre os dias 5 a 7 de junho acontece a IV Conferência Latino-Americana e Caribenha de Pensamento Crítico em Saúde de 2025, em Bogotá, Colômbia. O encontro é organizado pelo GT Saúde Internacional e Soberania Sanitária, com o apoio da Abrasco, e integra a programação da 10° Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciencias Sociais (CLACSO).

As atividades serão realizadas na Pontifícia Universidade Javeriana e na Universidade Nacional da Colômbia, reunindo pesquisadores, ativistas, movimentos sociais e instituições acadêmicas de toda a América Latina e Caribe, com transmissão ao vivo pela canal oficial do Youtube.

Organizada pela Plataforma Regional de Saúde Internacional e Soberania Sanitária da CLACSO, a conferência abordará seis eixos temáticos centrais:

  • Saúde desde o Sul e Estratégia de Soberania Sanitária
  • Estudos Críticos para a Refundação dos Sistemas de Saúde
  • Feminismos Decoloniais, Negros e Comunitários para uma Saúde desde o Sul
  • Epidemiologia Crítica
  • Saúde Socioambiental e Epidemiologia dos Extrativismos
  • Movimentos Sociais e Territoriais por Soberania Sanitária

A programação inclui mesas de debate, oficinas temáticas, apresentações de grupos de estudo e fóruns. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site oficial: pensamientocriticoensalud.org.

Acompanhe a programação:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo