O Grupo Temático de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT EdPopSaúde/Abrasco) lançou nesta semana (4/9) a Coletânea Educação Popular em Saúde, publicada pela Editora do CCTA/UFPB. A obra tem três volumes:
- Volume 1 – Educação Popular e a (re)construção de horizontes formativos na saúde
- Volume 2 – Educação Popular e a (re)construção de práticas cuidadoras
- Volume 3 – Educação Popular e a (re)construção de poéticas políticas no fazer saúde
O lançamento da publicação foi virtual, comemorado com uma intensa programação. A mesa de abertura “Pra começo de conversa” teve a participação de José Ivo Pedrosa, vice-presidente da Abrasco, Pedro José Santos Carneiro Cruz e Maria Rocineide Ferreira da Silva, integrantes do GT EdPop, e Renata Pekelman , coordenadora do GT e uma das organizadoras da Coletânea.
Em seguida, a apresentação “Educação Popular e a (Re)construção do fazer saúde” trouxe as contribuições de Marcos Aurélio Matos Lemões , também organizador da Coletânea. Por fim, a roda de conversa “Diálogos a partir das escrivivências” promoveu um debate entre Guilherme Ávila Salgado (Itinerância Poética, Brasis e Jane), Mary de Medeiros Guimarães (Componente Curricular de EPS da UFSB), Carla Pontes de Albuquerque e Maria Rocineide Ferreira da Silva, ambas do GT EdPop/Abrasco.
O evento ganhou um toque sensível com cortejos de abertura e de encerramento, apresentados, respectivamente, por João Vinícius dos Santos Dias (autor e avaliador da Coletânea); Brunna Santos de Oliveira (autora da Coletânea) e Evelin Gomes Esperandio (avaliadora da Coletânea). Toda a moderação foi de César Augusto Paro, organizador da Coletânea.
Assista ao lançamento, na TV Abrasco: