Durante uma oficina proposta pelo GT Promoção da Saúde da Abrasco, em meio ao 23º Congresso Mundial de Promoção da Saúde,em 2019, na Nova Zelândia, pesquisadores de diferentes nacionalidades reuniram-se a fim de formar um grupo de trabalho sobre o ensino da promoção da saúde. A experiência se materializou num e-book, já disponível, cujo título é Ensino-Aprendizagem de Promoção da Saúde: práticas e reflexões ao redor do mundo.
A obra foi organizada por Marco Akerman, do GT Promoção da Saúde/Abrasco, e Ana Claudia Camargo Gonçalves, ambos docentes da Universidade de São Paulo, no âmbito da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES). “Foi uma linda experiência com 47 capítulos de 25 países. Tudo começou quando nos reunimos e percebemos que o ensino de Promoção da Saúde era uma necessidade de docentes de vários países”, explicou Akerman.
O e-book, publicado em inglês, reúne autores de nações como Filipinas, Inglaterra, Indonésia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e, claro, Brasil. Os textos foram submetidos a partir de uma chamada pública, com o objetivo de “identificar experiências produtoras de um diálogo entre as práticas de ensino e aprendizagem realizadas localmente e as possibilidades de aplicação e de transformação da realidade do local para o global”.
Acesse a publicação na íntegra.