
No dia 19 de março, será realizado em Belo Horizonte (MG) o lançamento do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025–2029), documento estratégico que orientará o fortalecimento político, acadêmico e institucional da epidemiologia brasileira nos próximos anos. A atividade acontece às 14h, no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento contará com a participação de importantes lideranças nacionais da área. Estão confirmadas as presenças do presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, Guilherme Werneck (Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente – DAEVS/SAVSA/MS), Tânia Araújo (UEFS), Enirtes Caetano (ENSP/Fiocruz) e Claudia Leite de Morais (UERJ).
A atividade é voltada a discentes e docentes de programas de pós-graduação em Saúde Pública, Saúde Coletiva e áreas da saúde, além de profissionais da saúde. O encontro pretende fomentar o debate sobre os rumos da epidemiologia no país e fortalecer a articulação entre pesquisa, formação e gestão em saúde.
O lançamento é uma realização da Abrasco em parceria com programas de pós-graduação da UFMG e da Fiocruz Minas: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP/UFMG), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE/UFMG), Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Saúde (PPGGSS/UFMG), Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO/UFMG), Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (PPGMAF/UFMG) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Fiocruz Minas (PPGSC/Fiocruz-Minas).
A participação é aberta ao público. Não é necessário realizar inscrição prévia para acompanhar a atividade; o registro será exigido apenas para aqueles que desejarem receber certificado de participação.
O 5º Plano Diretor para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil é fruto do trabalho desenvolvido desde 2022 por diversos profissionais do campo, pela Comissão de Epidemiologia da Abrasco e pelo Ministério da Saúde, através do apoio e contribuições da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O Plano Diretor servirá tanto para orientar a formação acadêmica, quanto diretrizes para a atuação dos profissionais do campo no país de 2025 a 2029.
O documento apresenta um diagnóstico amplo, contextualizado e atualizado em relação aos problemas de saúde, com o objetivo de estimular não só o desenvolvimento das pesquisas e estudos, mas também de contribuir com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e redução das desigualdades sociais em saúde.
Serviço
O quê? Lançamento do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil
Quando? 19/03, às 14h
Onde? Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG


