NOTÍCIAS 

Mapeamento promovido pela Abrasco vai identificar nutricionistas indígenas em atuação no Brasil

A atuação de nutricionistas indígenas no Brasil ainda é pouco visibilizada, apesar da relevância desses profissionais para a promoção da saúde. Para preencher essa lacuna, a Abrasco promove o Mapeamento Nacional de Indígenas Nutricionistas, iniciativa que busca identificar quem são, onde atuam e como se formaram os profissionais indígenas da Nutrição no país. O objetivo é conhecer essas trajetórias, fortalecer suas atuações e contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e representativas nos campos da Saúde Indígena e da Alimentação e Nutrição.

A ação é resultado de uma articulação entre os Grupos Temáticos de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva e Saúde Indígena, da Abrasco, Conselho Federal de Nutrição, a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS) e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS). Nutricionistas indígenas participaram ativamente da construção e validação do formulário, garantindo que a ferramenta respeite os saberes, contextos e perspectivas dos povos originários.

Para Ligia Amparo, do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva,  a motivação desta iniciativa nasceu do encontro de dois momentos. “O primeiro foi a realização do Encontro Nacional de Nutricionistas Negros e Negras no Conbran de 2023, que suscitou conversas sobre a ausência de indígenas nutricionistas no evento. O segundo foi uma Àgora Abrasco organizada pelo GT, com foco nas afro-perspectivas em alimentação e nutrição, abordando iniquidades sociais, raciais e de gênero a partir de uma perspectiva afrocentrada.” A partir dessas reflexões, foi construída a proposta de mapear as nutricionistas indígenas e buscar parcerias para viabilizar a iniciativa.

Com base nesse levantamento, a intenção é ampliar a visibilidade desses profissionais, compreender seus percursos e contribuir para a formulação de políticas públicas mais potentes e alinhadas com as realidades e os direitos dos povos indígenas, especialmente no que diz respeito à garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.



O formulário já está disponível e pode ser preenchido até o dia 30 de setembro.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo