“Vamos ajudar a deslocar o eixo formativo dos profissionais de saúde, hoje, hegemonicamente direcionado às práticas individualistas, biologicistas, curativistas e hospitalocêntricas, para uma nova governança onde os pilares sejam: a solidariedade, a justiça social e o direito à saúde, como bens inalienáveis de um estado, sociedade civilizada, sobretudo de governos republicanos, profundamente comprometidos com a transformação da educação e da saúde.” Com essas palavras, a professora Maria Fátima de Sousa, vice-presidente da Abrasco, tomou posse como diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) na última quarta-feira, 4 de junho.
Maria Fátima e sua vice, a professora Karen Eleonora de Oliveira, foram conduzidas aos cargos por eleição, realizada no final de abril, com grande participação da comunidade acadêmica dos cursos que compõem a FS. A chapa União e Força obteve 340 votos, e a gestão terá vigência de quatro anos.
A cerimônia foi realizada no auditório da reitoria da UnB econtou com a presença do reitor da UnB, professor Ivan Camargo; da vice-reitora, professora Sônia Báo, e de autoridades como a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), a deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF) e o secretário de Saúde do Governo do Distrito Federal, Elias Miziara, além de professores, estudantes, diretores de faculdades, decanos e servidores.
O reitor agradeceu aos ex-diretores da FS pela parceria na administração, aos técnicos-administrativos pela dedicação e deu boas-vindas às novas gestoras.“Essa cerimônia é símbolo de integração. Estão aqui o GDF, a Câmara Distrital e Federal, o Ministério da Saúde e os conselhos. A carreira da professora Maria Fátima faz com que isso aconteça”, disse Ivan Camargo, sem esquecer de destacar a recente titulação de Fátima como Doutora honoris causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Confira aqui o discurso na íntegra.