Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Mestrado em Saúde Coletiva na Fiocruz Manaus terá Aula Inaugural com Gastão Wagner

Vilma Reis com Luiza Garnelo e Luiza Pereira

Na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, a Saúde Coletiva dará um importante passo em sua trajetória com o início do Mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, o único programa desta área instituído na região, do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia).

A Aula Inaugural será proferida pelo professor Gastão Wagner, presidente da Abrasco, que falará sobre o campo da Saúde Coletiva no Brasil – “Este convite, feito por Luiza Garnelo (vice-diretora de Ensino da Fiocruz Amazônia), traz para a Abrasco o compromisso com o desenvolvimento da Saúde Coletiva na Amazônia, priorizando a saúde indígena, que tantos problemas ainda enfrenta no Brasil” avalia Gastão Wagner.

Ainda para o presidente da Abrasco, é imprescindível o apoio da Associação na implantação deste Mestrado – “Apoiamos assim o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde na região, pois Manaus, como muitas outras capitais brasileiras, está vendo crescer nas regiões periféricas, a falta de saneamento, a poluição, o aumento das doenças infecciosas. É, portanto, fundamental apoiar o desenvolvimento da Saúde Coletiva que traz consigo o direito à saúde e à cidadania” explicou Wagner.

Para o coordenador do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco, professor Carlos Coimbra – que também prestigiará a abertura do Curso, a presença de Gastão na abertura desse curso, como primeiro presidente da Abrasco em missão oficial à Amazônia, vai contribuir para o avanço da Saúde Coletiva na região – “E, por que não, possa trazer para a Amazônia, uma edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva!”, comentou Coimbra.

O Instituto Leônidas & Maria Deane – ILMD, unidade técnico científica da Fiocruz na Amazônia instituiu como uma de suas prioridades institucionais a implantação de programas de pós-graduação stricto senso nos campos de atuação da unidade, voltados para a investigação dos principais problemas de saúde na região Amazônica. Assim, a cerimônia de abertura de um novo curso de pós-graduação em Saúde Coletiva deve ser vista como o coroamento de vários anos de investimento para a concretização de tais diretrizes.

O programa de mestrado em Saúde Coletiva do ILMD é mais um passo rumo à consolidação de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, com um perfil de atuação capaz de contribuir para o aprimoramento das políticas de saúde e a melhoria dos níveis de saúde da população que vive na região norte.

Além da Aula Inaugural com Gastão Wagner, a Cerimônia de Abertura do Mestrado Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, contará ainda com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; com a vice-presidente de Ensino da Fiocruz, Nísia Trindade; e ainda com Bernardino Cláudio de Albuquerque – Diretor Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo