É com uma imensa tristeza que a Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva – anuncia a perda de Fernando Freitas, psicólogo, militante da luta antimanicomial e acadêmico de grande importância na sua crítica aguda e profunda de uma sociedade medicalizada e patologizante. Fernando destacou-se pela editoria do blog Mad in Brasil e pela construção de uma rede de autore/as e instituições que, para além da denúncia, promoviam boas práticas de desmedicalização da vida.
Fernando participou do GT Saúde Mental da Abrasco, além da diretoria da ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental. Fernando, com seu trato amável e curiosidade de vibração juvenil deixará um espaço a ser desbravado e continuado… Seguiremos os seus passos, mantendo a sua presença entre nós! Que os seus amigo/as e familiares recebam o nosso abraço e afeto neste momento tão difícil!
O jornalista Robert Whitaker, editor do site Mad in America, projeto pioneiro e centro irradiador das notícias e ações divulgadas no Mad in Brasil, versão brasileira editada por Fernando Freitas, prestou uma homenagem ao parceiro e amigo:
Fernando de Freitas: A “Dear Friend Who Was a Warrior for Radical Change
Fernando de Freitas: um “amigo querido” que foi um guerreiro da mudança radical