Durante o Mini Congresso da Abrasco, a Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde realizou a 1ª reunião com os novos membros indicados pelos programas de pós-graduação. O grupo tomou posse em outubro, e já começaram os trabalhos os trabalhos para o triênio 2013 – 2016.
A nova Comissão foi reconstituída pela indicação de representantes dos 75 programas filiados à Abrasco, dos quais 35 membros já foram indicados. Ao longo da reunião, foi discutida a priorização para a elaboração do plano diretor, além da estruturação interna de colegiado e coordenação.
Foi eleito um colegiado formado pelas professoras Luciana Dias de Lima (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz); Ana Luiza Vilasboas (Instituto de Saúde Coletiva/UFBA); Mariângela Leal Cherchiglia (Universidade Federal de Minas Gerais) e Ligia Bahia (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ) que serão coordenadas pelo professor Oswaldo Yoshimi Tanaka (Faculdade de Saúde Pública/USP).
“Estamos bastante alimentados com o 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, de outubro, no sentido de esclarecer os rumos mais importantes que a Comissão tem hoje para trabalhar, dando suporte para a diretoria da Abrasco organizar e estruturar nossa intervenção em favor da retomada do investimento e priorização do SUS no Brasil” arremata Eli Iola, que continua na Comissão como suplente pela Universidade Federal de Minas Gerais.