Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

‘O legado de Paulo Freire’: Abrasco lança edição especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva

Pesquisadores, professores, alunos e integrantes de movimentos sociais prestigiaram a Ágora especial de lançamento da edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva “O legado de Paulo Freire e as perspectivas para a Saúde Coletiva”, promovida pela Abrasco. O evento aconteceu virtualmente, na tarde da última sexta-feira, 19 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal da Abrasco no YouTube (@TVAbrasco).

O pesquisador e membro do Conselho Deliberativo (CD) da Abrasco, Pedro Cruz, foi o responsável por conduzir o bate-papo, que contou com os seguintes convidados: a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos; a pesquisadora e editora-chefe da Ciência & Saúde Coletiva, Cecília Minayo; Ligia Amparo da Silva Santos (UFBA/Abrasco); Reni Barsaglini (UFMT/Abrasco); Felipe Bagatoli Silveira Arjona (Fiocruz); Michele Neves Meneses (UFRGS/Abrasco); José Carlos da Silva (UFPB/Abrasco); Pedro Nascimento Araújo Brito (UFPB); e Débora Mazza (Unicamp).

O volume especial que homenageia o patrono da educação brasileira, o educador e filósofo Paulo Freire, foi construído a partir da sistematização de uma série especial de ágoras da Abrasco de 2021, em comemoração ao centenário do pensador. 

Pedro Cruz foi um dos responsáveis pela elaboração do dossiê, que contou com artigos de diversos pesquisadores e professores. Durante o lançamento, ele destacou a importância da iniciativa. “Uma oportunidade para que pudéssemos pautar as contribuições de Paulo Freire, com seu legado educacional, para todos da Saúde Coletiva”, declarou. 

A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, enfatizou o quanto Paulo Freire é atual e estimula diversos debates importantes e necessários. “Nossa Saúde Coletiva enriquece muito quando bebe na fonte de Paulo Freire. Ele é sempre atual e nos lembra do nosso compromisso, pela saúde e qualidade de vida do povo Brasileiro”, afirmou. 

Editora-chefe da Ciência & Saúde Coletiva, a professora Cecília Minayo, que teve o privilégio de conviver com Paulo Freire, abordou em sua fala o legado do educador e frisou a necessidade de se construir uma ciência acessível. “Ele tentou passar para nós quase o óbvio: temos que conviver, nos relacionarmos, pois somos todos aprendentes. A ciência não tem que ser rebuscada. Não tem que ser incompreensível”, explicou. 


Com 4 artigos temáticos, 4 artigos de revisão, 17 artigos de temas livres, 1 resenha e o editorial, a edição especial da Revista Ciência & Saúde Coletiva “O legado de Paulo Freire e as perspectivas para a Saúde Coletiva” está disponível para leitura. 

Clique aqui e acesse o Dossiê Paulo Freire na íntegra!

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo