Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

O poder feminino como condicao para o desenvolvimento

A importância histórica das mulheres em cargos de poder, cujas decisões repercutem nas esferas mundiais foi o tema de um debate acalorado, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Diretora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Mirta Roses Periago, coordenou a mesa “O empoderamento da mulher como condição para o desenvolvimento”, na quarta-feira, dia 23 de agosto.

Além Mirta, a mesa contou com as presenças de Nila Heredia, Ministra de Estado da Saúde da Bolívia e Margarita Gurdián López, Ministra de Estado da Saúde da Nicarágua.A trajetória de Mirta é um bom exemplo do tema abordado. A dirigente, destaque no cenário mundial, foi a primeira mulher eleita para comandar a Organização Pan-americana de Saúde desde a criação do órgão, há 100 anos. Roses, escolhida por ministros da saúde do continente americano em 2002, cumpre o mandato de cinco anos.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo