Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

‘O Rio de Janeiro virou a capital da Epidemiologia’: confira como foi o primeiro dia no pré-congresso do 12º EPI

A comunidade da Saúde Coletiva já está reunida na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para o 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI). Neste sábado (23), o pré-congresso movimentou o Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao todo, das 8h30 às 18h, foram 25 atividades: 16 cursos e 9 oficinas sobre diversos e relevantes temas da Epidemiologia. O pré-congresso continua neste domingo (24), quando haverá a abertura oficial do 12º EPI.

Para as presidentes do Congresso, Claudia Leite de Moraes e Enirtes Caetano, a realização das atividades na UERJ marca a parceria das instituições que realizaram o EPI junto com a Abrasco, o que possibilitou ricos encontros. “Destacamos a disponibilidade da área de reunir instituições diferentes, para um trabalho continuado. Com isso, o nosso congresso abarca as principais questões e interfaces da saúde”, explicaram. 

Conforme o tema do Congresso, “A Epidemiologia e a complexidade dos desafios sanitários“, a Comissão Científica do 12º EPI se empenhou para montar uma programação de cursos e oficinas no pré-congresso que desse conta da vastidão e pluralidade do campo da Epidemiologia, como explica a presidente da Comissão Científica, Tânia Maria de Araújo.

“Nós trabalhamos durante meses, com muito carinho e cuidado, para propiciar uma diversidade temática e, assim, oferecer o que o rico campo da Epidemiologia do Brasil possui.  Com um conjunto amplo e plural, seguiremos amanhã com as atividades “, declarou. 

Entre os cursos do pré-congresso, houve um voltado para a “Saúde Digital e o futuro da Epidemiologia”, coordenado pelo professor e abrasquiano Naomar de Almeida Filho (ISC/UFBA). As aulas abordaram a emergência de eventos singulares complexos, com a crise climática, novas formas de desigualdades em saúde e a atual aceleração científico-tecnológica, que impõem à Epidemiologia um impulso de transformação permanente, consistente e sustentável para se confirmar como eixo central da Saúde Digital. Entre os professores, nomes como a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad (FOUSP) e o pesquisador e ex-presidente da Abrasco Luis Eugenio Portela de Souza (ISC/UFBA).

Os congressistas tiveram ainda a oportunidade neste sábado (23) de aprender sobre a “Análise de dados longitudinais em atividade física e nutrição”, num curso coordenado pela pesquisadora e vice-presidente da Abrasco Rosely Sichieri (UERJ) e que contou com o pesquisador Vitor Paravidino (UERJ) como professor. A atividade focou na necessidade de estudos com acompanhamento dos indivíduos ao longo do tempo, seja através de ensaio clínico ou estudo de coorte, terem uma análise estatística específica.

O curso “Vigilância Popular em Saúde e monitoramento participativo” também mobilizou os congressistas. A atividade, proposta pelos pesquisadores Fernando Carneiro  (Abrasco/Fiocruz Ceará) e Jaime Breilh (Cilab Salud – Universidad Andina Simón Bolívar), abordou aspectos históricos, conceituais e metodológicos das diversas propostas de Vigilância que têm surgido na América Latina nos últimos 20 anos, como o objetivo de contribuir para o campo da Epidemiologia e pensar uma Vigilância em Saúde na defesa da vida e do Bem Viver, articulada com os movimentos sociais e com o Sistema Único de Saúde.

O EPI continua!

O pré-congresso continua neste domingo (24), a partir das 8h30, na UERJ, e às 18h, no centro de convenções EXPO MAG, terá início a Cerimônia de Abertura do 12º, com a presença de autoridades, como a ministra da Saúde, a abrasquiana Nísia Trindade. 

Clique aqui e confira a programação completa!

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo