Com o título Pedagogia e Educação na Saúde Coletiva: Reflexões, Experiências e Metodologias sobre Educação e Trabalho para o fortalecimento do SUS, a oficina tenta suprir uma lacuna nos eventos de educação em saúde que temos participado, apontando em especial para necessidade de produzirmos um certo saber-fazer no campo da pedagogia, da educação, da didática e dos métodos e práticas pedagógicas na saúde coletiva.
Entre seus objetivos estão a contribuição para a produção de conhecimentos acerca da educação e do trabalho em Saúde no SUS; reflexões sobre pedagogias e metodologias em Educação e Trabalho em Saúde, e a sistematização de experiências de práticas de Educação e Trabalho em Saúde.
A ementa traz os seguintes pontos: Concepções de Saúde, Educação e Trabalho; Correntes Pedagógicas; Práticas Pedagógicas; Metodologias Participativas; Educação Permanente em Saúde, e Integração Ensino e Serviço.
A oficina é destinada, prioritariamente para gestores, trabalhadores, professores, pesquisadores, representantes dos Conselhos de Saúde, e coordenadores de CIES.
Os coordenadores da atividade são José Carlos Silva (Carlos Silvan), mestre em Educação pela UFPB, com trabalhos em Antropologia da Saúde e, atualmente, assessor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Josinaldo Bernardo, formado em Pedagogia, mestrando em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( EPSJV/Fiocruz) e atualmente, coordenador pedagógico da ET-SUS Pernambuco.
Oficina Pedagogia e Educação na Saúde Coletiva: Reflexões, Experiências e Metodologias sobre Educação e Trabalho para o fortalecimento do SUS
Dia 28 de julho de 2015
Horário: das 9h às 18h
Local: Sala Aroeira – 208 – A18
Inscrições gratuitas – vagas mediante lotação – capacidade da sala: 45 lugares
Outras informações: carlossilvan2003@yahoo.com.br e josinaldobernardo@gmail.com.
Confira outras oficinas e cursos do pré-congresso
Dia 27 de julho
Dia 28 de julho