Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Oportunidade para pós-doutorado em Saúde Mental

Flaviano Quaresma com informações do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP

A bolsa de pós-doutorado está vinculada ao projeto “Latin America Treatment and Innovation Network in Mental Health” (LATIN-MH), um ensaio clínico randomizado multicêntrico para avaliar a eficácia de uma intervenção psico-educacional através de smartphones para pessoas com sintomas de depressão tratadas em serviços de saúde geral em dois países da América Latina, Brasil e Peru. O LATIN-MH envolve a colaboração entre a Universidade de São Paulo (Brasil), Universidad Peruana Caetano Heredia (Peru), a Northwestern University (EUA), e a London School of Higiene and Tropical Medicine (UK), e é financiado pelo Nacional Institute of Mental Health (EUA).

A bolsa tem a duração de 36 meses. Espera-se que o candidato seja capaz de trabalhar como coordenador geral de um grande ensaio clínico controlado randomizado que irá recrutar e tratar 851 pessoas com doenças crônicas e depressão em São Paulo, Brasil, e 421 em Lima, Peru. O candidato selecionado será responsável pela coordenação de todas as atividades de pesquisa relacionadas com os dois centros, que incluem o desenvolvimento da intervenção tecnológica, a avaliação dos resultados do estudo-piloto (já realizado) e a preparação, organização e coordenação do ensaio clínico controlado randomizado nos dois centros. Ele/ela terá como atribuição manter o contacto com o Comitê Executivo do LATIN MH e todos os seus membros de investigação, bem como com os NIMH Collaborative Hubs for Reseach in Mental Health (http://www.nimh.nih.gov/about/organization/gmh/globalhubs/index.shtml). O candidato escolhido irá coordenar a elaboração de relatórios e documentos relativos aos projetos LATIN MH.

Requisitos: (1) Doutorado nas áreas de epidemiologia, saúde pública, psiquiatria ou saúde mental global; (2) Experiência em gestão de estudos epidemiológicos; (3) proficiência em Português e Inglês (leitura, escrita, audição e conversação); (4) disponibilidade de tempo integral para o projeto; (5) É preferível que os candidatos tenham experiência na gestão de ensaios clínicos no campo da saúde mental; e (6)

O candidato deve estar pronto para começar a trabalhar assim que o processo de seleção está finalizado. O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado com duração de 36 meses pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), no valor de R$ 6.143,40 por mês.

Processo de seleção

O posto está aberto a nível internacional. O processo de seleção acontecerá em duas fases: 1. Avaliação do perfil dos candidatos através da análise dos documentos enviados (fase eliminatória); 2. Entrevista com os candidatos (em pessoa ou por vídeo conferência).

O prazo para submissão é 17 de abril de 2015. O resultado do processo de seleção será concluído até 30 de abril de 2015. Os candidatos devem enviar os seguintes documentos, em formato PDF, para o Dr. Paulo Rossi Menezes (prmenez@gmail.com) e Prof Ricardo Araya (riaraya.psych@gmail.com), investigadores principais, com o assunto “Post-Doc Post – Coordenador de Intervenção”: 1. Currículo Lattes (candidatos brasileiros) ou (candidatos não brasileiros) Curriculum Vitae; 2. Cópia da sua certidão de doutoramento; 3. Carta de apresentação explicando o interesse para o cargo e a qualificação para participar do projeto; 4. Duas cartas de recomendação.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo