NOTÍCIAS 

Retrospectiva 2023: Saúde Coletiva fortalecida, graças a vocês!

Letícia Maçulo

Em 2023, respiramos um pouco mais aliviados. Foi um ano significativo para a Abrasco. Seja na atuação institucional, na produção de conhecimento ou nos debates internacionais, a Abrasco demonstrou sua força e expressividade. Por isso, neste fim de ano, queremos lembrar de algumas ações com vocês! 

Este ano fortalecemos nossa atuação internacional! 

Neste ano, diversos acontecimentos reforçaram nosso compromisso no debate da saúde global. Em maio, testemunhamos um momento histórico com a posse de Luis Eugenio, ex-presidente da Abrasco, como presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública – WFPHA. Sua nomeação como presidente reforça não apenas sua competência, mas também a representatividade e influência da Abrasco em iniciativas globais.

No mês seguinte, em julho, a presidente da Abrasco, Rosana Onocko, assumiu a vice-presidência da Aliança das Associações de Saúde Pública das Américas – AASPA, consolidando nossa participação ativa nas discussões e ações voltadas para o fortalecimento da saúde pública no continente americano.

Além das conquistas em cargos de liderança, realizamos parcerias estratégicas para impulsionar a produção de conhecimento em saúde pública a nível global. Firmamos acordos de cooperação tanto com a Associação Chinesa de Medicina Preventiva (China Preventive Medicine Association – CPMA) quanto com a Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP), centrais para fortalecer a troca de conhecimento e o fortalecimento da saúde enquanto um direito de todos. 

Em Setembro, celebramos o nosso 44º aniversário com uma iniciativa importante: o lançamento de um novo site. Moderno, acessível e inclusivo, o novo portal reflete nossa dedicação em manter uma plataforma alinhada com as demandas contemporâneas, facilitando o acesso à informação e fortalecendo nosso propósito de promover a saúde coletiva.

Fortalecemos Políticas Públicas de Saúde em 2023!

Este ano, reafirmamos nosso compromisso em favor das políticas públicas de saúde e testemunhamos a retomada democrática em várias esferas do governo brasileiro. Celebramos a presença de diversos abrasquianos em posições de destaque no Governo e aplaudimos, aliviados, a nomeação de Nísia Trindade, abrasquiana histórica, ao Ministério da Saúde. Além disso, conquistamos uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (Conselhão), sendo representados pela nossa presidente, Rosana Onocko.

A Abrasco não apenas ocupou espaços institucionais, mas também manteve sua postura firme na defesa dos direitos das populações vulneráveis. Manifestamos nosso apoio à causa Yanonami, levantamos nossa voz contra o Pacote do Veneno e nos posicionamos contra comunidades terapêuticas. Além disso, unimos esforços para pleitear uma Reforma Tributária justa, celebramos a regulamentação da profissão de sanitarista e organizamos um ato público contra a PEC do Plasma, em Recife. 

Este ano, produzimos conhecimento! 

Este ano, seguimos a produção e disseminação de conhecimento, fortalecendo a Saúde Coletiva brasileira. Abrasco, em parceria com o Observatório do SUS da ENSP, organizou seminários temáticos, gerando relatórios técnico-políticos fundamentais para futuras melhorias no sistema público de saúde. Em agosto, a associação retomamos discussões cruciais ao conduzir a primeira oficina para o Plano Diretor do Desenvolvimento da Epidemiologia, pausado desde 2005.

Já em novembro, tivemos a nona edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, sediado em Recife, que reuniu 2300 participantes, promovendo debates e trocas potentes com seus mais de 1.400 trabalhos apresentados. Em João Pessoa, o 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, atraiu 1265 pessoas e contou com 1183 trabalhos apresentados em mais de 3 dias de programação. 

E ano que vem tem mais: Fortaleza será sede do 5° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, e o Rio de Janeiro receberá o 12° Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Aguardamos vocês! 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo