Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Reunião do Fórum de Pós-graduação em Recife discute contexto político-científico

Por Flaviano Quaresma. Além das atividades de continuidade das decisões e deliberações da reunião que aconteceu na UFRGS, em Porto Alegre, em dezembro de 2014, as questões referentes aos novos formatos de avaliação da Capes, o projeto de lei de ética na pesquisa, a crise financeira governamental do Brasil e seu impacto no campo da pesquisa científica foram temas de debate.

A abertura da reunião contou com a participação de Sinval Pinto Brandão Filho (CPqAM/Fiocruz Pernambuco), Antonio da Cruz Golveia (coordenador da Pós-Graduação em Saúde Coletiva do CPqAM), Aylene Bousquat (coordenadora do Fórum Nacional de PGSC) e Luis Eugenio de Souza (presidente da Abrasco).

Informes importantes da Abrasco e da Capes foram lançados à plenária sobre atualizações relacionadas ao Abrascão 2015, o ISEE 2015. Luis Eugenio de Souza enfatizou a necessidade de programas de pós-graduação abrirem espaços para os temas do contexto da saúde e ambiente visto toda a movimentação nesse campo que tem ganhado visibilidade no Brasil e no exterior.

Luis Eugenio pontuou a publicação do “Dossiê Abrasco”, fruto de estudos, lutas e outros empoderamentos fortalecendo a união entre movimentos sociais e comunidade científica.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo