Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Reunião do Fórum: discussão específica sobre o Mestrado Profissional

Por Vilma Reis

Reunião em São Paulo reúne especialistas para a construção dos indicadores de avaliação dos Mestrados Profissionais em Saúde Coletiva

Nos dias 18 e 19 de julho, o Fórum se reuniu na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para uma discussão específica sobre o Mestrado Profissional. A Reunião se revestiu de extrema oportunidade e relevância considerando o processo de avaliação em curso do triênio 2010-2012 pela Capes.

(Fotografia: Mesa de Abertura: Prof. Dr. Carlos Longui, Prof. Dr. Luiz Henrique Lutaiff Dolci, Prof. Dr. José da Silva Guedes, Prof. Dr. Nelson Gouveia e Prof. Dr. Paulo Carrara)

A participação dos Programas que oferecem essa modalidade de formação é fundamental para discussão de parâmetros de avaliação que levem em consideração as características dessa modalidade de formação. A Reunião contou com a participação de representantes da nossa área junto à CAPES que abordaram a construção dos indicadores de avaliação dos MPs.

(Fotografia: Rita Barradas, Maria Amélia Veras e Nelson Gouveia)

Para a professora Maria Amélia Veras, uma das coordenadoras do Fórum, o número de Mestrados Profissionais aumentou  substancialmente, de 9 no triênio anterior para 32 neste. ‘A reunião foi fundamental para que coletivamente nos familiarizássemos com a nova ficha e distribuição de pontos e acordássemos os indicadores da avaliação. Com um clima bem tranquilo a Reunião foi muito produtiva’, avaliou Veras (Fotografia: Maria Amélia)

O professor Nelson Gouveia, (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina/Universidade de São Paulo) atual vice-presidente da Abrasco, representou a Associação na abertura do evento. Ele comunicou alguns informes da diretoria, abordou a questão do comitê de assessoramento do CNPq da área de saude coletiva, o Movimento Saúde +10 e também a ideia da “cooperativa” de revistas da área de saude coletiva que a Abrasco esta capitaneando.

O Relatório desta Reunião foi feito pelas professoras Claudia Leite Moraes (IMS/UERJ) e Elza Melo (UFMG) e está disponível na Biblioteca deste site. Confira aqui.

Veja outras imagens da Reunião: 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo