Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Revista Cadernos de Saúde Pública comemora 30 anos

Nas últimas três décadas, a revista Cadernos de Saúde Pública passou por muitas mudanças até alçar ao status de umas das mais conceituadas publicações científicas nacional e internacional, ocupando o 1º lugar em todas as áreas na base Scielo, com quase 25 milhões de acessos. Com o objetivo de comemorar a data, foi realizada uma solenidade especial que reuniu as atuais editoras e os ex-editores do Cadernos, além do diretor da ENSP, Hermano Castro e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, para uma homenagem àqueles que construiram os trinta anos de história da publicação.

As atuais editoras do Cadernos de Saúde Pública, Marília Sá Carvalho e Claudia Medina Coeli participaram da cerimônia em homenagem aos ex-editores da revista que foram contemplados com uma placa de agradecimento. Marília Sá Carvalho contou um pouco da história da publicação desde 1985, quando foi fundada. Segundo ela, naquela época eram publicados por ano cerca de 40 artigos e atualmente a marca é de 250 artigos anuais. A atividade aconteceu no dia 3 de abril, no salão internacional da ENSP.

Na ocasião foram homenageados todos os ex-editores da revista, entre eles: Frederico Simões Barbosa (in memoriam), quem recebeu a placa em seu nome foi, Constança Simões Barbosa, sua filha, Carlos Coimbra, Sérgio Koifman e Luiz Fernando Ferreira. Os ex-editores Mario Vettore e David Luis Castiel não puderam comparecer a cerimônia e foram representados pela pesquisadora Maria do Carmo Leal e pela doutoranda Danielle Ribeiro de Moraes, respectivamente. Francisco Inácio Bastos, também foi agraciado com a homenagem, representando todos os colaboradores da revista.

 

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo