Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Revista Ciência & Saúde Coletiva – abril de 2024

Comunicação Abrasco

A Revista Ciência & Saúde Coletiva lança a edição de abril de 2024. O periódico, já disponível para leitura, aborda a “Homoparentalidade: desafios para a saúde coletiva”. Ao todo, são 26 textos, que se dividem em artigos temáticos, de revisão, opinião, temas livres, além do editorial e de uma resenha. O volume foi organizado pelos pesquisadores Romeu Gomes, Rosana Machin, Marcos Nascimento e Tereza Couto

Nesta edição, diversos pesquisadores discutem e aprofundam a homoparentalidade, famílias que integram pelo menos um adulto que se identifica como homossexual com a criação de um ou mais filhos, no âmbito da Saúde Coletiva. Dessa maneira, diante da necessidade de ampliar a definição de família além do heteronormativo, a atual edição busca soluções para a ausência de atenção e de ações de saúde específicas para famílias constituídas por casais de lésbicas ou gays e seus filhos.

Confira alguns artigos da edição:

Ativismo digital sobre paternidade gay no Instagram: a homoparentalidade masculina em cena

O artigo visa analisar as concepções que sustentam o ativismo digital da homoparentalidade no Instagram, a partir dos estudos de gênero com homens.

“Mãe é só uma!”: violência institucional nas experiências de dupla maternidade na atenção à saúde

A pesquisa objetiva compreender as experiências de dupla maternidade na atenção à saúde durante o pré-natal, parto e puerpério.

Violência obstétrica e LGBTQIA+fobia: o entrelaçamento de opressões e violações

O trabalho foca em compreender, através de uma análise social e histórica, como os atravessamentos dessas violações sexistas e heteropatriarcais se entrelaçam e refletem na assistência à saúde.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo