Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Revista Ciência & Saúde Coletiva – Janeiro de 2024

Comunicação Abrasco

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A primeira edição de 2024 da Revista Ciência & Saúde Coletiva já está no ar. Com o tema “Tecnologias em Saúde Coletiva“, o periódico, com artigos de diversos pesquisadores, aborda, desta vez, o uso de tecnologias para a saúde e indica que o Sistema Único de Saúde (SUS) continua em constante processo de renovação e atento às necessidades da população.

A edição temática que inaugura os trabalhos deste ano trouxe também um balanço das atividades realizadas em 2023. No ano passado, foram 12 edições, cada uma com 25 artigos e a participação de 1.317 autores. As relevantes pesquisas publicadas no periódico abordaram temas fundamentais para a Saúde Coletiva, como preconceito e discriminação em saúde e consequências da covid longa. 

No editorial desta edição, os pesquisadores e editores-chefes da revista, Maria Cecília de Souza Minayo, Romeu Gomes e Antônio Augusto Moura da Silva, agradeceram aos colegas pela parceria e empenho durante 2023 e destacam que há muito trabalho pela frente em 2024.

“Os desafios futuros são muitos. Algumas questões dizem respeito à escolha de temas a serem aprofundados para o aperfeiçoamento do SUS; à ciência cada vez mais aberta à sociedade e à diversidade; à interlocução internacional; à valorização dos colaboradores; e à transparência dos procedimentos”, afirmam. 

Confira alguns artigos da edição:

Implementação de tecnologias em saúde no Brasil: análise de orientações federais para o sistema público de saúde

O trabalho focou na identificação do arcabouço regulatório e nas orientações federais que sustentam o processo de implementação de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes

A pesquisa busca conhecer a percepção de gestantes sobre o pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa.

A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos

O artigo apresenta um estudo descritivo e exploratório sobre os limites e os desafios relacionados ao uso de Inteligência Artificial (IA) para a construção do conhecimento acadêmico.

Produção de procedimentos pelo SAMU 192 no Brasil: performance, benchmarking e desafios

A pesquisa foca nos procedimentos realizados pelas centrais de regulação e recursos móveis do SAMU 192 entre 2015 e 2019

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, de 2014 a 2018

O trabalho descreve a utilização de tecnologias para o apoio à prática clínica e educação permanente pelas equipes da Atenção Primária à Saúde do Brasil.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo