Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Revista Radis de janeiro traz cobertura da 15ª CNS

Com o título Defesa de Direitos em tempos de conflito, a revista Radis, editada pelo Programa Radis de Comunicação e Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), traz um esmiuçado quadro do que foram os quatro dias do maior evento da saúde, a Conferência Nacional, que em 2015 realizou sua 15ª edição entre os dias 01º a 04 de dezembro.

O conjunto das matérias mostra o diversificado quórum de delegados, com representantes de diversos movimentos sociais, associações científicas e profissionais, e das diversas esferas de gestão, dos menores municípios até o ministro da saúde, Marcelo Castro. O especial mostra ainda o trabalho da relatoria, as estratégias de acessibilidade, o debate dentro dos grupos e algumas controvérsias, como a ausência de debates específicos sobre Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que vem administrando os hospitais universitários numa lógica contrária ao SUS.

No bloco destinado aos diálogos temáticos destaca a participação de Gastão Wagner, presidente da Abrasco, que foi taxativo durante a sessão que debateu o eixo Gestão do SUS e os modelos de atenção à saúde: “Nós estamos enojados com o umbigocentrismo daqueles que, diante das tragédias, continuam pensando apenas nas suas relações de poder. Temos que inventar uma nova política”, opinou, apontando a existência dos conselhos e das conferências como um bom começo. “Precisamos avançar nesse caminho e na construção de uma agenda comum para que também nós não acabemos dando voltas em torno de nossos próprios umbigos”. Traz também uma pequena entrevista com o novo presidente do Conselho, Ronald Ferreira

+ Saiba mais sobre a mesa, que contou com Gastão Wagner, Lenir Santos e Fausto Pereira dos Santos

A edição 160 da Radis teve reportagem de Bruno Dominguez, Luiz Felipe Stevanim, Ana Cláudia Peres, Elisa Batalha, Liseane Morosini e Adriano De Lavor e fotos de Eduardo de Oliveira, Felipe Plauska, Carolina Niemeyer e Rogério Lannes. Acesse aqui as partes selecionadas em PDF ou veja diretamente no site da ENSP/Fiocruz.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo