Até 26 de maio, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) recebe propostas de instituições públicas de ensino, de articulações consorciadas entre instituições, e de centros de formação ligados a secretarias estaduais e municipais de saúde para o desenvolvimento de atividades em capacitação profissional, na produção de material didático e/ou informacionais, e na criação de cursos de mestrado voltados para a área de vigilância.
Entre as diretrizes necessárias para a composição das propostas listadas no chamamento nº 5 estão a articulação com as instâncias de gestão do SUS; alinhamento às diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e alinhamento às ações de vigilância, prevenção e controle das DST/AIDS e hepatites virais, entre outras.
Para as propostas de mestrado, os projetos submetidos deverão prever no mínimo 80% de suas vagas para profissionais que atuam no SUS. O plano de ensino do curso deverá contemplar, no mínimo, 40% de sua carga horária total para as disciplinas de epidemiologia, análise da situação de saúde e avaliação em saúde aplicada à vigilância em saúde. Serão aceitas propostas de mestrados profissionais e acadêmicos para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Para o Sul e o Sudeste, as propostas devem focar apenas nos mestrados profissionais. A divulgação dos selecionados está prevista para 30 de junho. Outras informações devem ser solicitadas pelo e-mail qualifica.svs@saude.gov.br. ou pelo telefone (61) 3213-8401. Confira aqui o documento.