“A elaboração da Política Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde – vista como um dos componentes da Política Nacional de Saúde –exigirá uma interação estreita entre o Sistema Único de Saúde, os componentes de C&T e a política de formação de recursos humanos em saúde. […] A orientação lógica dessa política deve estar fortemente marcada por um claro compromisso ético e social de melhoria – a curto, médio e longo prazos –, das condições de saúde da população brasileira, considerando particularmente as diferenciações regionais e buscando a eqüidade.” (Documento Final da 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, Brasília, 1994)
Duas décadas depois da 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde e 10 anos da 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que aprovou a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, a Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva , a Fundação Oswaldo Cruz e a Comissão Inter Setorial de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Saúde, promovem o Seminário 20 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil – para refletir sobre a trajetória construída e debater seus rumos futuros.
Para o presidente da Abrasco Luis Eugenio de Souza, ‘a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde é uma das mais bem sucedidas iniciativas em termos de políticas públicas. Tem fomentado tanto a produção de conhecimento científico, quanto as inovações e o desenvolvimento. Hoje colhemos o fruto da semente plantada com a primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde em 1994’.
As inscrições no evento são limitadas e vão até dia 15 de setembro de 2014. Para realizar a inscrição e conferir a programação completa, acesso o site do evente http://www.abrascoeventos.org.br/seminarioctis/
O Seminário acontece no Auditório Joaquim Alberto da Escola Politécnica, no Campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de setembro de 2014.