Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Seminário Cuba, Chile e Brasil

Vilma Reis

Dia 28 de março de 2014, aconteceu em São Paulo, o Seminário de Economia da Saúde: o financiamento frente ao desafio da universalidade e da integralidade: a experiência brasileira, chilena e cubana. O evento suscitou grande interesse, de forma que as vagas foram rapidamente preenchidas, contando com a presença de pesquisadores e gestores de diversos cantos do país, embora a presença dos paulistas tenha sido majoritária, principalmente de gestores de municípios da Grande São Paulo.

1. Objetivo Geral:

Difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo da Economia da Saúde, mediante a reunião de especialistas, profissionais de diferentes segmentos do setor saúde e acadêmicos com interesse na área da economia da Saúde para aprofundar a discussão da relação entre o financiamento, a universalidade, a integralidade e o território e assim reunir elementos para melhor aprofundar a discussão da relação entre o financiamento, a universalidade, a integralidade e o território no Sistema Único de Saúde (SUS).

2. Metodologia:

A promoção e atualização do conhecimento serão realizadas mediante o debate propiciado pelas mesas redondas, nas quais os especialistas da área apresentarão o resultado de suas pesquisas sobre a realidade de seus países. Na mesa redonda final, a partir dos relatos e discussões das experiências dos países, irá se discutir propostas e encaminhamentos para o SUS.

3. Atividades:

Mesas redondas e debates

4. Programação:

8:30 às 9:00 h – Abertura

9:00 às 12:00 h – O financiamento do sistema de saúde: Brasil, Chile e Cuba – Sérgio Piola (ABrES); Consuelo Flores Silva (Universidad ARCIS, Chile); Silvia Odriozola Guittart (Universidad de La Habana)

12:00 às 14:00 h – almoço

14:00 às 16:00 h – A universalidade e a integralidade no território: Balanço das experiências no Brasil, Chile e Cuba – Camilo Cid (Universidad Católica de Chile); Adolfo Chorny (Fiocruz/ENPS); Olga Pérez Soto (Universidad de La Habana).

16:00 às 16:15 h – Café

16:30 às 18:00h – Lições para o futuro: propostas e encaminhamentos – Cláudio Lara – (Universidad ARCIS); Eli Iola Gurgel Andrade (UFMG)

5. Inscrição gratuita – abresseminariosaopaulo@gmail.com – enviar nome, telefone e instituição

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo