Acontece nos próximos dias 25 e 26 de março, o Seminário de cooperação entre o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz) e a London School of Hygiene and Tropical Medicine em Salvador. O objetivo é identificar áreas de interesse para estabelecer e/ou fortalecer cooperação científica e intercâmbio de pesquisadores e alunos do campo da saúde entre as instituições envolvidas.
Dentre a programação, a Mesa Redonda ‘Apresentação das Instituições e Síntese das Áreas de Interesse e Oportunidades para colaborações’ terá a participação de Manoel Barral – FIOCRUZ/Bahia; Maurício L Barreto – ISC/UFBA; Laura Rodrigues – LSHTM; Isabel da Silva – Epidemiology and Population Health ; John Kelly – Infectious and Tropical Diseases e ainda, James Hargreaves – Public Health and Policy (por videoconferência).
Ao longo do seminário, haverá Matchmaking – Reuniões com pessoas interessadas em discutir/explorar possibilidade de cooperação. A London School of Hygiene and Tropical Medicine é uma das mais reputadas escolas na área de saúde do Reino Unido. Foi fundada em 1899 e hoje integra a Universidade de Londres. É composta por médicos, epidemiologistas, estatísticos, cientistas sociais, biólogos moleculares e imunologistas, característica que garante sua expertise multidisciplinar no ensino e pesquisa em saúde. Desenvolve parcerias em ensino e pesquisa em mais de 180 países.
A Comitiva da LSHTM
Isabel da Silva é médica e está vinculada a LHSTM desde 1989, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Epidemiologia de Câncer. Áreas de pesquisa: Controle de Doenças e Genética Humana. Desenvolveu material didático para ensino à distância em epidemiologia.
John Kelly é Chefe do Departamento de Biologia Molecular. Suas pesquisas estão focadas na área de biologia molecular de protozoários. Areas de interesse: Mecanismos de defesa oxidativa em tripanosomas; Mecanismos de ação de drogas e resistência; Patogênese das infecções por tripanosomas; Estrutura e organização do cromossoma.
Taane Clark é bioestatístico com expertise em epidemiologia genética e genômica de patógenos. É vinculado a LHSTM desde 2010 depois de ter desenvolvido pesquisas na área de Epidemiologia genômica da malária na Wellcome Trust Sanger Institute (WTSI) and Wellcome Trust Centre for Human Genetics (Oxford).