O que significa alimentação saudável? Há uma disputa de narrativas sobre o conceito: por exemplo, há uma lógica biologicista, até medicalizante, que resume os alimentos a nutrientes. Já a sociedade civil organizada, que debate segurança alimentar e nutricional no Brasil, tende a defender a ideia de alimentação saudável e adequada, uma perspectiva centrada na “comida de verdade”, que considera determinantes no acesso aos alimentos, a necessidade de regular sistemas alimentares no Brasil e o combate às desigualdades.
A fim de promover uma discussão aprofundada sobre o tema, o GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco convida para o painel “Sentidos do Comer: ampliando perspectivas sobre Alimentação, Nutrição e Cuidado”, no dia 21 de setembro, às 18:30. O debate será uma apresentação do projeto de mesmo nome, que pretende promover pespectivas ampliadas sobre o cuidado alimentar e nutricional na ação dos profissionais de saúde.
A iniciativa “Sentidos do Comer” é organizada pelo GT da Abrasco, em parceria com a UnB, UERJ, UFBA, UFF, UFS e UFPB e apoio do Instituto Ibirapitanga.
Sentidos do Comer: ampliando perspectivas sobre Alimentação, Nutrição e Cuidado
Data: 21 de setembro
Hora: 18:30
Youtube/TV Abrasco
Convidados:
- Elisabetta Recine (UnB e GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva/Abrasco)
- Pedro Cruz (UFPB / GT Educação Popular em Saúde/Abrasco)
- Sisnando Pacheco (UFBA)
Coordenação:
- Luciene Burlandy (UFF e GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva/Abrasco)