NOTÍCIAS 

Série Convidados Internacionais | Laurence J. Kirmayer | VI Congresso Brasileiro de Ciência Sociais e Humanas em Saúde

Flaviano Quaresma

Laurence J. Kirmayer é professor e diretor da Divisão de Psiquiatria Social e Transcultural, do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill. É editor-chefe de Psiquiatria Transcultural de uma revista científica trimestral publicada pela Sage (UK) e dirige a Unidade Cultural de Pesquisa em Saúde Mental do Departamento de Psiquiatria, Sir Mortimer B. Davis Jewish General Hospital, em Montreal, onde realiza pesquisas em serviços de saúde mental para os imigrantes e refugiados, psiquiatria nos cuidados primários, a saúde mental dos povos aborígenes do Canadá, da antropologia e da psiquiatria.

Ele tem o prêmio Investigator Award Senior CIHR pelo programa de pesquisa intitulado “A integração da cultura na teoria e na prática psiquiátrica”, que inclui estudos sobre a relevância da formulação cultural em consulta psiquiátrica e um estudo comparativo transnacional de modelos de atenção em saúde mental para multicultural sociedades.

Sua pesquisa inclui estudos financiados sobre o desenvolvimento e avaliação de um serviço de consulta cultural na área da saúde mental, caminhos e barreiras aos cuidados de saúde mental para os imigrantes, somatização nos cuidados primários, os conceitos culturais de saúde e doença mental em comunidades inuítes, fatores de risco e de proteção para o suicídio entre jovens Inuit em Nunavik (Northern Québec), bem como o papel da metáfora na teoria e na prática psiquiátrica.

Dr Kirmayer fundou e dirige o Programa anual de Verão em Psiquiatria Social e Cultural na McGill. Ele também é fundador e co-diretor da Rede Nacional de Pesquisa em Saúde Mental Aboriginal financiado pelos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde. Ele co-editou os volumes, conceitos atuais de Somatização (American Psychiatric Press, 1991), a compreensão Trauma: Integrando Perspectivas biológicos, clínicos e Cultural (Cambridge University Press, 2007), and Healing Tradições: a saúde mental dos povos aborígenes do Canadá (Universidade of British Columbia Press).

CONHEÇA AS PUBLICAÇÕES DE KIRMAYER AQUI

Inscreva-se no CONGRESSO com desconto até 1º de agosto AQUI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo