A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) um “voto de congratulações” pelo projeto de Vigilância Popular em Saúde (VPS) “Vigia, Povo!”, que resultou na elaboração de uma websérie e do documento “Guia de vigilância popular em Saúde”. A iniciativa é de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT) e foi aprovada em maio deste ano.
Na justificativa do voto, a deputada destacou que os “materiais produzidos oportunizam o acompanhamento das pesquisas realizadas acerca desta temática e subsidiam cientificamente a defesa da saúde coletiva e dos trabalhadores face à utilização desenfreada de agrotóxicos”.
Clique aqui e confira o “voto de congratulações” na íntegra
O projeto “Vigia, Povo!” é uma parceria da Abrasco, Fiocruz Ceará e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, com apoio da Fundação Heinrich Boll. A inciativa tem o objetivo de estimular a produção popular de informação para subsidiar ações e tomadas de decisão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Para isso, uma das frentes do projeto resultou na elaboração do “Guia para a vigilância popular em saúde”, documento pensado para fortalecer o protagonismo popular na Vigilância, contribuindo para a efetivação de políticas públicas e dos direitos humanos. Além disso, para trazer visibilidade aos problemas enfrentados pelas comunidades do campo, foi criada a websérie “Vigia, povo!”. Com uma temporada de três episódios, a produção estará disponível na íntegra em breve.