Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco participa da ExpoEpi

A 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi) aconteceu de 07 a 10 de novembro, em Brasília e contou com a participação e homenagens a diversos abrasquianos.

Realizada desde 2001, a ExpoEpi é promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) e tem como objetivo difundir, divulgar e premiar as experiências exitosas que se destacaram pelos resultados alcançados para o aprimoramento da Vigilância em Saúde.

A Abrasco, representada por Tânia Araújo, coordenadora da comissão de Epidemiologia da Abraco, compôs a mesa de abertura do evento. A cerimônia aconteceu no dia 07 de novembro e teve a participação da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, do secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Swedenberger do Nascimento, representando a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador da Paraíba, João Azevêdo, do diretor OPAS, Jarbas Barbosa, da representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross, do presidente do CNS, Fernando Pigatto, do presidente do Conass, Fabio Baccheretti.  Esta edição celebrou os 20 anos de criação da SVSA e homenageou pessoas que participaram e contribuíram para a construção de sua história. Entre os nomes estavam os abrasquianos Vilma Santana, Eliseu Waldman, Ligia Kerr, Roberto Medronho, Christovam Barcellos, Jose Cassio Moraes. Tânia Araújo explicou que a ExpoEpi tem um caráter inovador e destacou a relevância da iniciativa para a epidemiologia: “a ExpoEpi reconhece os esforços que são feitos para inovar na busca para uma melhor atenção a população e desta forma fortalece a epidemiologia brasileira”. Além disso, Tânia destacou a importância da presença da Abrasco na mostra “a participação da Comissão de Epidemiologia da Abrasco na ExpoEpi fortalece os vínculos de cooperação que temos buscado estabelecer com a SVSA e aponta perspectivas promissoras de continuidade e de estreitamento dessa relação”.  

Vale lembrar ainda que a Abrasco, em parceria com a SVSA/MS, retomou a elaboração do Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia. Para Tânia, a ExpoEpi pode contribuir para a construção do plano: “há uma conexão direta do evento com o que a gente tem pensando para um plano de desenvolvimento para a epidemiologia brasileira. O contexto atual ainda é de muita dificuldade, é preciso pensar em como inovar, em como encontrar soluções para os problemas cada vez mais agudos que enfrentamos. Então certamente muitas das experiencias que a gente está conhecendo aqui podem apontar caminhos na construção do plano”, explica.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo