Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco participa do 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública

Mais de mil pessoas marcaram presença no 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública, onde no qual a Associação Brasileira de Saúde Coletiva foi representada pelo presidente Luiz Eugenio Souza, que ressaltou importante retomada do Movimento da Reforma Sanitária no Paraná, que tem líderes históricos, embora ainda atuantes, dos quais seis foram homenageados no evento. A solenidade homenageou Darcy Reis de Oliveira, Euclides Scalco, Márcio Almeida, Nelson dos Santos, Lilia Bueno Magalhães e Luiz Cordoni Jr pelo destaque no cenário sanitário, principalmente, por suas atuações na estruturação e fortalecimento da rede pública de saúde no Paraná.

Depois de 14 anos da primeira edição do evento, o 2º Congresso marca esse fortalecimento, inclusive com a definição de ano e local da próxima edição: Paranaguá, 2016. Na abertura, Luiz Eugenio destacou que os sanitaristas paranaenses fizeram contribuições importantes ao Movimento da Reforma Sanitária desde sua origem. “Esse congresso é mais uma prova de que a luta pela reforma sanitária está viva”, enfatizou.

Em sua conferência no evento, Luiz Eugenio ressaltou as perspectivas para a Saúde Coletiva, e afirmou que “em um cenário otimista possível, em que o SUS constitucional encontraria um ambiente favorável para sua conversão em realidade concreta, a Saúde Coletiva teria um papel político a cumprir especialmente na definição de rumos condizentes com as propostas preconizadas pela Reforma Sanitária Brasileira”.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo