O Conselho Nacional de Saúde (CNS) anunciou a convocação da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que acontecerá de 19 a 22 de novembro de 2024, com a temática “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
Para o CNS, a 4ª CNGTES será um espaço essencial para construir políticas com base nas demandas e experiências de diferentes territórios, visando o desenvolvimento e segurança de trabalhadores da saúde e usuários do SUS. A ideia é reunir trabalhadores e gestores da saúde, autoridades políticas e usuários do SUS.
Na Resolução nº 724, publicada em 9 de novembro pelo CNS e homologada pelo Ministério da Saúde, o órgão afirma que a Política Pública de Estado para o Trabalho e Educação na Saúde é “estratégica para a consolidação do SUS como direito humano que se realiza na garantia de ampliação do acesso com integralidade na assistência à saúde para todas as pessoas”.
As conferências municipais e regionais acontecerão nos meses de fevereiro, março e abril, e a fase estadual/distrital será maio e junho. As conferências livres devem acontecer também até junho.