Pesquisar
Close this search box.

A pesquisadora Silvana Granado Nogueira da Gama, epidemiologista com graduação em Enfermagem e Obstetrícia, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), é a nova coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Abrasco. Ela vai se integrar às pesquisadoras Aylene Bousquat e Raimunda Magalhães, que continuam com o trabalho da coordenação até a próxima alteração de 2/3 da equipe, na próxima reunião do Fórum, em maio de 2015, quando dois novos membros deverão ser escolhidos em plenária e somarão forças junto à Silvana Granado. A escolha por Silvana foi feita no dia 28 de novembro durante a última reunião do Fórum em 2014, que aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Silvana Granado foi eleita com 32 votos. Rosana Onocko foi a segunda candidatura e obteve 25 votos.

Silvana é pesquisadora titular em Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da instituição. Atua na área de saúde da mulher, da criança e do adolescente, e Vigilância em Saúde.

Maria Amélia Veras, que coordenou o Fórum nos últimos três anos, conduziu a votação na plenária. “Agradeço a todos pela contribuição nas atividades durante todo o tempo. O Fórum é um espaço coletivo em que somente a contribuição individual de cada um de nós pode fortalecer os debates, as discussões e as demandas que são encaminhadas às instâncias competentes”, ressaltou Maria Amélia. Sai Maria Amélia para o ingresso de Silvana, também epidemiologista, entretanto como constataram as defesas das duas candidaturas realizadas pelos participantes da reunião, o coordenador deve contemplar, conhecer e destacar todas as áreas que integram a Saúde Coletiva, preceito básico para o fortalecimento do campo.

Silvana Granado expressou seu grande desejo em coordenar o Fórum de Coordenadores. Conversamos com ela após sua eleição. “A minha candidatura foi sugerida por alguns colegas pelo fato de coordenar um programa acadêmico e uma turma de mestrado profissional, além de ter participado de duas avaliações trienais na Capes. Acreditamos que essa inserção me trouxe um pouco de experiência nos diferentes fóruns da pós-graduação em Saúde Coletiva. Espero poder contribuir com o Fórum e aprender muito mais sobre a diversidade de nossa área”, pontuou Silvana.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo