Publicada originalmente em 17/08/2022 – Atualizada em 18/11/2022

O Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (FCPGSC) irá realizar seu segundo encontro presencial de 2022 em 18 de novembro, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFBA. Às vésperas do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 22, o propósito do encontro será discutir o resultado da avaliação quadrienal da CAPES, contando para isso com a participação dos representantes de área, junto àquele órgão. Veja aqui a programação preliminar.

A avaliação do quadriênio 2017-2020 foi marcada por judicializações que provocaram interrupções, atrasos e incertezas, assim como inúmeras mobilizações em que o Fórum atuou em colaboração com muitas entidades e instituições em defesa da pós-graduação e do seu sistema de avaliação no Brasil. Por força judicial, não haverá uma divulgação pública das notas, por enquanto. Mas a CAPES informará cada Programa sua nota na avaliação. Com as notas em mãos, essa edição do Fórum será mais uma oportunidade de esclarecimentos sobre o processo de avaliação.

O encontro de novembro acontece após a primeira reunião do Coletivo deste ano, realizada em junho passado, após um intervalo de quase 3 anos sem encontros presenciais. A próxima atividade está sendo aguardada com grande expectativa, frente às dificuldades enfrentadas ao longo do processo de avaliação, ocorrido em meio a intervenções judiciais e inúmeras tentativas de deslegitimação.

A coordenação do fórum destaca que esta quadrienal incorporou mudanças no modelo da ficha de avaliação, com maior valorização da formação e introdução da avaliação qualitativa. “Será um momento de olharmos com o devido cuidado para o impacto do uso da nova ficha sobre a nossa área”, dizem os coordenadores Anya Meyer Vieira, Marcelo Castelanos e Nelson Filice.

Os coordenadores entendem que as mudanças são positiva na medida em que devem favorecer uma análise mais profunda do grau em que as experiências acadêmicas expressam rigor científico e compromisso social, com atenção para a qualidade da formação de pesquisadores e para os impactos positivos da pós-graduação na sociedade brasileira. A expectativa é que a pluralidade de perfis vocacionais dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e a desconcentração geográfica de Programas consolidados ou em processo de consolidação sejam favorecidas.

2º Fórum de Coordenadores dos PPGSC de 2022
Data: 18 de novembro
Horário: Das 8h30 às 17 horas
Local: Faculdade de Odontologia da UFBA – Auditório, 7º andar
Endereço:  Av. Araújo Pinho, 62 – Canela, Salvador
Clique e acesse a programação final

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo