Integrantes do Grupo Temático Avaliação em Saúde/Abrasco lançaram o compilado “Avaliação em Saúde: textos escolhidos”. O documento reúne textos selecionados que giram em torno de pontos centrais como teoria e prática, questões metodológicas, avanços, impasses e o próprio desenvolvimento da Avaliação como área temática. Tais debates dialogam também com os territórios de implementação da Avaliação, traçando diálogos com a Saúde Mental, Atenção Básica e intervenções em torno de doenças infecto-contagiosas, entre outros.
Clique aqui e acesse o material
Confira abaixo o texto de apresentação, elaborado pela coordenação do GT Avaliação em Saúde/Abrasco:
“Não foi fácil, para cada autora ou autor aqui presente, escolher um dentre os escritos de sua própria produção, a ser compartilhado com os demais colegas. Afinal, foi preciso destacar algumas das reflexões que consideram especialmente importantes, com base em critérios particulares e livres, portanto próprios.
Mas o esforço valeu a pena: a junção dessas várias indicações, agrupadas nesse catálogo, constitui verdadeiro painel da avaliação em Saúde, na perspectiva da Saúde Coletiva, no Brasil atual. A sequência de imagens de colegas estampadas nas pequenas fotografias, em cada página, acompanhada de breve texto justificando a escolha, mais o elo para o completo acesso ao artigo, capítulo ou livro escolhido é um presente para quemse dispuser a embarcar nessa rara oportunidade de troca de onhecimentos e experiências, feita de maneira cuidadosa e particularizada.
O resultado de tudo isso é a junção personalizada de textos essencialmente elaborados em torno de temáticas centrais para nossos interesses:a teoria, a prática, os avanços e os impasses que atravessam a avaliação em Saúde.
Destacamos a diversidade de temas e objetos constantes nos vários textos – como a saúde mental, a atenção básica ou intervenções em torno de doenças infecto-contagiosas, dentre outros; ou abordando questões metodológicas e o próprio desenvolvimento da avaliação como área, lançando indagações sobre ela mesma – só para ilustrar a variedade aqui contida.
Como não poderia deixar de ser, esse verdadeiro mosaico espelha a composição do Grupo Temático de Avaliação em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT-Avaliação em Saúde/Abrasco), um coletivo que se mostra atento às questões cruciais do setor Saúde no Brasil e igualmente empenhado em pensar e imprimir avanços à área da avaliação de práticas sociais em nosso setor de interesse, a partir de perspectivas e referenciais distintos entre si.
E, talvez, seja esse o maior dentre os desafios de um grupo temático como esse: contribuir para o desenvolvimento de práticas e reflexões sobre avaliação em Saúde, no interior da Saúde Coletiva, garantindo a inclusão e fazendo vicejar diferentes modos de pensar e agir dos muitos profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes e demais trabalhadores que o integram.
Ainda que tal busca da diversidade seja consensual, sabemos todos que a sua efetiva garantia não é fácil de ser conquistada e, sobretudo, mantida. O convívio e o respeito às diferenças- marca indelével de ambientes democráticos – é exercício cotidiano.
O documento agora compartilhado é mais um esforço neste sentido, ao fazer emergir nossos posicionamentos, referenciais, experiências e sistematizações diversas e não necessariamente convergentes ou complementares, abrindo o diálogo com os pares em um espaço de coleguismo e diálogo em prol do avanço de nossos trabalhos e do nosso compromisso de qualificar as políticas públicas de Saúde no Brasil.”