Com o objetivo de descentralizar suas ações, o Grupo Temático Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Saúde deu início a uma série de encontros locais/regionais. A expectativa é que possam ocorrer encontros mais sistemáticos, mantendo o grupo mais vivo, integrado e movimentado, na perspectiva de se construir uma rede descentralizada do GT Monitoramento/Abrasco.
A primeira atividade regional foi realizada no Recife (PE), em novembro de 2019, envolvendo membros do GT e de diferentes instituições do Estado – veja a memória do Encontro. As próximas atividades estão previstas para os meses de abril e maio.
Também foi realizada em novembro uma reunião nacional do Grupo, ocorrida nas dependências da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), envolvendo membros de diferentes instituições e localidades do país, tanto presencialmente quanto virtualmente – acesse a ata da reunião nacional. Durante a reunião foi possível compartilhar as ações e atividades desenvolvida pelos seus membros, como o artigo “Grupos de pesquisa de avaliação em saúde no Brasil: um panorama das redes colaborativas” – publicado na revista Saúde Debate – V. 43, N. 122 – JUL-SET, 2019, além da construção de novas propostas e aspectos importantes sobre o papel e a participação do GT no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que ocorrerá em julho de 2020.