Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Lançamento oficial da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária no VI CBCSHS

Será lançada, durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco – Cebes, com sistema de informação integrado. A Comissão pretende Investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado (1964 – 1985) contra trabalhadores da saúde de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem dos mesmos objetivos e princípios e com a sociedade brasileira, em geral,de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa.

Para a presidente da Comissão, professora Anamaria Tambelinni (foto), “entende-se por  trabalhadores(as) da saúde os técnicos, pesquisadores, docentes, administradores e auxiliares que realizem atualmente ou tenham realizado atividades profissionais em qualquer tipo de instituição de saúde, a saber: prestadoras de serviço à saúde propriamente dito, produtoras de conhecimento técnico e científico,  de docência e ensino nas áreas de saúde, bem como, os estudantes destas áreas no período considerado”, explica.

Pela primeira vez, uma Comissão da Verdade vai contar com Sistema de Informação, responsável por receber, armazenar e organizar dados e informações apurados nas pesquisas dos casos, atualizar as informações dos colaboradores (rede, investigação documental e grupos temáticos), disponibilizar as informações e conhecimentos obtidos pela Comissão para instituições parceiras e para a sociedade em geral.

O lançamento acontece no sábado, dia 16 de novembro, às 08h30 no Auditório 33 da UERJ, com a coordenação de Luis Eugenio Souza, presidente da Abrasco, Ana Maria Costa,  Modesto da Silveira, Wadih Damous, entre outros.

Antes do lançamento, os interessados podem participar da OFICINA DE TRABALHO COMISSÃO DA VERDADE DA REFORMA SANITÁRIA, que também acontecerá no VI CBCSHS, dia 13, quarta-feira, de 09h00 às 17h00 no Auditório do Instituto de Medicina Social da UERJ.

 

Confira a pauta da Oficina:

09h00 – 09h30 ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DA OFICINA
Anamaria Tambellini – Presidente da Comissão
– Por que uma Comissão da Verdade da Reforma Sanitária?
– Por que este nome?
9h30 – 10h15 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA CVRS
Anamaria Tambellini
– Objetivos, princípios e metodologia de trabalho
– Quais são os Grupos de Trabalho da CVRS?
– O que é a Rede Democrática e Solidária e qual sua importância?
10h15 – 10h45 Esclarecimentos e discussão
10h45 – 11h00 Intervalo
11h00 – 11h30 SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DA CVRS
Vania Guerra – ICICT/Fiocruz
11h30 – 12h00 OBSERVATÓRIO REPRESSÃO TRABALHO SAÚDE
Vilma Reis – Comunicação/Abrasco
12h00 – 13h00 Esclarecimentos e discussão
13h00 – 14h00 Almoço
14h00 – 14h30 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA CVRS
Marcel Pedroso – ICICT/Fiocruz
14h30 – 15h30 Esclarecimentos e capacitação para utilização
15h30 – 15h45 Intervalo
15h45 – 16h15 PERSPECTIVAS, DESAFIOS E SUGESTÕES
Membros da Comissão
16h15 – 17h00 Conclusões e encaminhamentos
17h00 Encerramento

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo