As histórias da luta da Frente pela Vida (FpV) por direitos, justiça social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no contexto da pandemia da Covid-19, ganham destaque no livro “Frente pela Vida: em Defesa da Vida, da Democracia e do SUS”. Lançada em janeiro deste ano, a obra colaborativa é uma memória viva para registro de importantes acontecimentos na história recente brasileira. A organização da publicação é assinada pelos professores Túlio Batista Franco, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Jacinta de Fátima Sena da Silva.
O livro é uma iniciativa da Editora Rede Unida e faz parte da série “Interlocuções Práticas, Experiências e Pesquisas em Saúde”. Na publicação, 29 autores se juntam para detalhar o processo e os bastidores da articulação e luta para enfrentar não só a pandemia da Covid-19, mas a desinformação e boicote à ciência promovido à época pelo Governo Federal. Entidades como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) foram fundamentais nesse processo.
A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, que assina o prefácio da publicação, destaca, no texto, que “A Frente pela Vida soube articular a participação de inúmeras entidades compromissadas com a defesa da vida e com a justiça social. Ao desmonte do Ministério da Saúde a sociedade civil opôs a sua articulação criativa e sua força solidária”.
Os organizadores da obra, Túlio Batista Franco, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer e Jacinta de Fátima Sena da Silva, destacam também, no texto de apresentação, que a Frente pela Vida (FpV) foi um importante dispositivo de resistência, com articulação em todo território nacional. Os professores destacam ainda a necessidade do registro e memória para a manutenção da luta em defesa da vida, da democracia e do SUS.
“Este é um livro que pretende ser memória deste momento, com foco no protagonismo da Frente pela Vida. Tem a pretensão também de ser mais um instrumento de luta política, porque contribui com a análise da experiência em constituir um movimento nacional, com características de Frente Ampla contra a pandemia e a necropolítica governamental”, afirmam.
O livro, com 250 páginas, pode ser acessado gratuitamente pela Internet e está disponível nos formatos PDF e EPUB.
Ficha técnica
Editora: Rede Unida
Organizadores: Túlio Batista Franco; Elda Coelho de Azevedo Bussinguer; Jacinta de Fátima Sena da Silva
Idioma: português
ISBN: 978-65-5462-079-6
DOI: 10.18310/9786554620796
E-book: 2.95 Mb
Número de páginas: 250 páginas