O presidente da Abrasco, Prof. Luis Eugenio de Sousa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), participou do evento comemorativo do primeiro ano do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva (DPPSC) da UNIFESP Baixada Santista, em 17/03/2014, em Santos.
Este foi o primeiro de uma série de seminários denominados “Políticas Públicas e Saúde Coletiva“, com vistas a fomentar a reflexão sobre temáticas agregadoras aos preceitos político-pedagógicos do Campus Baixada Santista.
Em conferência intitulada “A Saúde Coletiva no contexto atual” o Prof. Luis Eugenio traçou um panorama das mudanças históricas, políticas e econômicas da sociedade brasileira das últimas décadas, sua relação com o cenário mundial, resgatando o papel histórico do Movimento da Reforma Sanitária, fruto dos movimentos sociais organizados. Nesse percurso nasceu a Abrasco, em 1979, com foco na análise crítica e na formulação de políticas de saúde, aliada à ação social comprometida com a defesa da saúde pública brasileira.
Questões como financiamento e integralidade persistem como desafios em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Presidente da Abrasco. Nesse sentido, Luis Eugenio apresentou os pontos da Agenda Estratégica de 2014 do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Composto por entidades como Abrasco, Associação Paulista de Saúde Coletiva (APSP), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), entre outras, as entidades apontam para um importante ano de mobilizações em defesa de um sistema de saúde integral e universal.
O DPPSC considera estratégico o aprofundamento deste debate, dada a importância que a temática em questão assumiu para a sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, a centralidade que a mesma ocupa como objeto do mesmo.
O Seminário contou com uma audiência de 139 participantes, entre docentes e estudantes de graduação, PET-Saúde e pós-graduação da UNIFESP BS, além de parceiros da Secretaria de Saúde de Santos e de entidades como o Fórum Popular de Saúde da Baixada e o Fórum da Cidadania de Santos. A coordenação do GT Vigilância Sanitária da Abrasco também se fez presente na figura de Luiz Antônio Dias Quitério, que mobilizou diversos colegas da Vigilância Sanitária da Baixada.
O seminário foi aberto pelo coordenador do Departamento, Prof. Juarez Furtado e compuseram a mesa de abertura a Diretora do Campus, Profª. Regina Célia Spadari; uma representante da APSP, Profª. Rosilda Mendes, docente do DPPSC e parceira do GT Promoção da Saúde da Abrasco e a coordenadora do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco, também docente do DPPSC, Profª. Maria Angélica Tavares de Medeiros. A vice-coordenadora do Departamento, Profª. Tânia Diniz fechou o evento anunciando o segundo seminário do DPPSC, que ocorrerá no segundo semestre de 2014.