Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea, com sua indiscutível influência sobre os diversos segmentos da população. Respondem também pela formação de atitudes e conceitos diante da opinião pública e têm a capacidade de mobilizar pessoas e instituições para a defesa de causas em comum. Durante o Abrascão 2015, a Associação enxergou a imprensa como um ator cada vez mais importante nas discussões políticas que definem a agenda da Saúde Coletiva no Brasil – um elemento fundamental na construção institucional do Abrascão, ao propagar sua produção científica.
Antes do congresso, a equipe de Comunicação identificou na imprensa brasileira quais os jornalistas especializados em divulgação da saúde coletiva, redigiu e enviou a eles os releases; produziu e manteve centralizadas todas as ações de comunicação na Sala de Imprensa do congresso; reuniu, num banco virtual gratuito, as imagens do congresso; sistematizou a cobertura institucional do Abrascão 2015 para a memória da Associação, publicando reportagens diariamente e disponibilizando a íntegra dos principais discursos.
Atualmente, a Comunicação da Abrasco segue na produção do clipping – uma seleção das notícias publicadas nos meios de comunicação sobre o congresso de Goiânia. O Abrascão 2015 foi repercutido pelos jornais impressos, rádio, TVs e mídias digitais, e dois veículos aceitaram o convite da Comunicação da Abrasco para uma cobertura jornalística especial: Carta Capital e EBC – Empresa Brasil de Comunicação.
A jornalista Aline Leal, da EBC, publicou as seguintes reportagens:
Governo quer derrubar PEC que obriga patrão a pagar plano de saúde a empregado
Chioro defende revisão no financiamento do sistema de saúde pública
Usuários do Mais Médicos dão nota nove ao programa, aponta pesquisa
Médico diz que subfinanciamento é uma das principais dificuldades do SUS
Para a Carta Capital, o jornalista Marcelo Pellegrini publicou:
A demolição do SUS O que fazer com a epidemia de cesáreas no Brasil?
Mais Médicos recebe nota 9 de usuários, diz pesquisa
A revista RADIS Comunicação e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, também reverberou as discussões do Abrascão 2015, na edição de setembro 2-15 A TV Anhanguera, afiliada da TV Globo em Goiás, divulgou a matéria ‘Congresso discute problemas da saúde pública, em Goiás’ e ainda a entrevista que Jarbas Barbosa – Presidente da Anvisa, concedeu ao programa Bom Dia Goiás, após participação da Cerimônia de Abertura do Abrascão 2015. Confira na íntegra a reportagem e entrevista, acessando este link. O presidente do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, Elias Rassi, foi entrevistado pela TV UFG, uma emissora educativa e cultural que abrange em sinal aberto a Região Metropolitana de Goiânia além de ter parte da programação retransmitida pela TV Brasil e Canal Futura. Confira abaixo: