Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Sistema Único de Saúde foi tema de debate na Bahia

Vilma Reis com informações de Andréia Martins/Nucom-DCV

O Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Salvador, promove, até 20 de novembro, a I Semana em Defesa do SUS. Palestras, mesas-redondas, debates e programação cultural estão sendo realizadas no teatro da universidade UNEB, numa atividade gratuita que tem como tema ‘Saúde da Família’. A diversidade temática vai marcar o evento e iniciar discussões relevantes sobre o Sistema Único de Saúde e à saúde pública de modo geral.

Violência e Sexualidade, Educação Popular, Saúde da População Negra e Indígena, Saúde Mental, Parto Humanizado, Atendimento Neonatal e Assistência Domiciliar, estão sendo alguns dos eixos estruturantes dos debates ao longo dos cinco dias de atividade da Semana. Com uma abordagem multidisciplinar da saúde, a I Semana em Defesa do SUS do DCV irá promover o diálogo entre profissionais da Saúde do Estado, servidores, professores e estudantes, com o objetivo da integração de experiências, com expectativa de um importante acúmulo no debate sobre Saúde Pública para o departamento e toda a Universidade do Estado da Bahia.

A palestra de abertura teceu um histórico sobre as origens do SUS e foi ministrada pelo abrasquiano doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Jairnilson Silva Paim. Nesta quarta-feira, 19 de novembro, o presidente da Abrasco, Luis Eugenio Souza participou da Mesa Redonda ‘Planejamento, financiamento e demandas sociais: os desafios do SUS’, ao lado de Márcio Souza (coordenador da área de Saúde Coletiva da UNEB); Débora Dourado (professora da UNEB); e ainda Marcos Sampaio (presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salvador). Luis Eugenio enfatizou os cinco pontos da Agenda para a Saúde: desenvolvimento, democracia, atenção, gestão e financiamento ‘Os desafios do SUS só serão superados como mobilização popular’, lembra Eugenio.

O evento segue até esta quinta-feira, 20 de novembro e atualiza as informações no facebook Semana em defesa do SUS.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo