NOTÍCIAS 

Universidade de Copenhagen realiza conferência internacional para promoção da cooperação científica internacional

03 de dezembro de 2013


Livre circulação do conhecimento científico em prol de um mundo mais equânime. Essa ideia moveu diversas ações diplomáticas do físico dinamarquês Niels Borh durante a produção da bomba atômica no final da 2ª Guerra Mundial. Mesmo tendo participado ativamente do projeto, ele acreditava que era necessário que as demais potências também tivessem acesso à tecnologia e que, mais do que a guerra, os avanços científicos poderiam trazer a paz. Convencido dessa posição, escreveu uma carta para então recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU) destacando a importância da cooperação científica internacional. No centésimo aniversário de nascimento do cientista, a Universidade de Copenhagen realiza de 4 a 6 de dezembro a Conferência Internacional An Open World: Science, Technology and Society in the Light of Niels Bohr's Thoughts, na Dinamarca.

Durante o evento, cientistas de diversas áreas do conhecimento e tomadores de decisão irão discutir como aproveitar o conhecimento produzido por universidades e centros de pesquisa para gerir questões globais. Serão cinco os temas tratados: “Tecnologias militares do amanhã”; “Novas ameaças e oportunidades globais”; “Política e Economia face a Novas Tecnologias”; “Cientistas e Política” e “Internet – Uma infraestrutura global livre?”. Ente os participantes estarão Jimmy Wales, fundador do Wikipedia; Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica; de Rolf Dieter-Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e de Alain Aspect, físico ganhador da Unesco Bohr Medal, entre outros. O Brasil será representado por Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e membro da Academia Brasileira de Ciências. Ao final, uma nova carta será endereçada à ONU com o objetivo de apontar novos desafios para a cooperação internacional e livre circulação de conhecimento. O evento será realizado no Barsil em 2016. Saiba mais no site da conferência.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo