03 de dezembro de 2013 – Por Bruno C. Dias
Representantes de mais de 70 associações e organizações da sociedade civil peruana reuniram-se entre os dias 28 e 30 de novembro para discutir projetos para o fortalecimento das reivindicações por um sistema de saúde universal, integral, público e gratuito para o país. A VI Conferencia de Salud do ForoSalud marcou a retomada das ações da sociedade peruana em busca de instrumentos legais para a garantia do direito à saúde de todos os peruanos e peruanas.
Entre os tema discutidos, tiveram destaque o projeto do Ministério de la Salud (MINSA) em convocar parcerias público-privadas (lá conhecidas como APPs) e insenções fiscais para a construção de unidades e administração de serviços médicos e não-médicos em
hospitais da rede federal peruana; o modelo de desenvolvimento para a saúde; políticas para os trabalhadores da área da saúde, e ampliação da participação da sociedade civil na condução das políticas públicas.
Luis Eugenio de Souza, presidente da Abrasco, foi um dos convidados de honra do evento, proferindo a conferência de abertura Sistemas universales de Salud. Ao final da VI Conferencia, os participantes empossaram o novo conselho diretor do ForoSalud, que será liderado por Alexandro Saco.