Cada vez mais, a investigação qualitativa do campo da saúde requer uma profunda visão dos pressupostos éticos da pesquisa, o que torna atual o debate sobre conceitualização da saúde, passando por temas como equidade, direitos humanos e justicia social. Tais questões são fundamentais para o desenho e para a implementação de políticas públicas, modelos e práticas de atenção.
O programa do congresso centra-se na reflexão em três temas centrais: A Ética e Justiça Social; Epistemologia e Metodologia, e treinamento e produção acadêmica em pesquisa qualitativa. Ainda acomoda uma ampla gama de questões relacionadas com a pesquisa qualitativa em saúde e áreas afins que os pesquisadores participantes compartilham.
A comissão organizadora, composta pela Faculdade Nacional de Saúde Pública da Universidade de Antioquia, Universidad CES e Secretaria de Saúde da cidade de Medellín saúda os participantes, segura de que este Congresso constitui un espaço para trocar experiências investigativas, atualizar temas prioritários e gerar novas perguntas a serem respondidas, contribuindo para o intercâmbio acadêmico e cultural entre investigadores e instituções.
O VI Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa em Saúde será realizado no hotel Intercontinental, em Medellín, Colômbia, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2014. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se em 10 de junho e as inscrições estão abertas durante o evento, com reajuste de tabela em 31 de julho. Para outras informações, acesse aqui a página do evento.