Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco assina acordo de cooperação com a Fiocruz e divulga relatório final dos seminários sobre o SUS

Comunicação Abrasco

A Abrasco e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) formalizaram na manhã desta sexta-feira (26) um acordo de cooperação técnico-científica. A assinatura do documento aconteceu na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), durante a reunião do Conselho Deliberativo (CD) da instituição, presidido pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira. Na ocasião, também foram apresentados os relatórios finais dos seminários sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), uma parceria da Abrasco e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). 

A Abrasco foi representada na reunião pela presidente, Rosana Onocko Campos; o vice-presidente, Rômulo Paes de Sousa, e o secretário-executivo, Thiago Barreto. O acordo de cooperação assinado com a Fiocruz prevê o desenvolvimento de projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, a realização de eventos e a divulgação científica, entre outras iniciativas. 

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, ao celebrar o momento, destacou que a assinatura do acordo durante uma das reuniões do CD, instância que reúne os gestores da Fundação, marca a importância dessa parceria para a Saúde Pública. “É a formalização e institucionalização de uma parceria de longa data, que não só se fortalece, mas se diversifica”, declarou. 

A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, ressaltou ao longo da reunião a importância de unir esforços no âmbito da Saúde Coletiva e também comemorou a assinatura do acordo de cooperação. “O acordo vem para fortalecer duas instituições que têm um forte compromisso com o direito à saude e com a Saúde Coletiva”, afirmou. 

Relatórios finais dos seminários sobre o SUS 

Além da assinatura de acordo de cooperação, os relatórios finais dos seminários

“Financiamento do SUS”, “Desafios da Regionalização da Política de Saúde no Brasil e “Carreiras no SUS” foram apresentados. Essa série especial, realizada entre o final de 2023 e o começo deste ano, foi promovida pela Abrasco e pela ENSP para aprofundar as discussões e apontar soluções para as principais problemáticas identificadas no SUS. 

O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Eduardo Melo, foi o responsável por apresentar os relatórios, produto do que foi discutido e sistematizado nos seminários, ao CD da Fiocruz. “As contribuições das análises e proposições dos relatórios servem para subsidiar o debate e a atuação de diversos atores que lutam pela defesa do SUS”, detalhou. 

O vice-presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, destacou ao longo do evento a importância de abordar e trazer contribuições relevantes sobre temas que são estruturantes para a reorganização do SUS. “São desafios contemporâneos do SUS que precisam ser enfrentados de uma forma inovadora e sustentada, para que tenhamos um SUS mais organizado e efetivo no atendimento da população”, explicou. 

Clique aqui e acesse os relatórios na íntegra.

Clique aqui e ouça o episódio do “A saúde é coletiva” – o podcast da Abrasco – sobre o financiamento do SUS.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo