Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco Escuta: projeto leva acolhimento para profissionais que atuam nas enchentes do RS

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através de seu Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental, abrirá um espaço online dedicado à escuta e troca de testemunhos para os membros da comunidade abrasquiana que estão trabalhando intensamente nas áreas afetadas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul (RS). A iniciativa foi motivada pela necessidade de acolhimento e troca de experiências, identificada em diversos GTs, Fóruns e Comissões.

O espaço de escuta será inaugurado no dia 26 de junho, às 19h30. A participação é aberta a todos os membros da Abrasco que atuam nas regiões afetadas ou que estejam envolvidos em atividades relacionadas ao desastre. Os encontros acontecem online, através da plataforma Google Meet.

Segundo Deivison Viana, vice-presidente da Abrasco, essa foi uma demanda emergente da própria comunidade de pesquisadores e militantes da saúde coletiva. Durante o desastre climático no RS, a comunidade abrasquiana, tanto dentro quanto fora do estado, incluindo professores, pesquisadores e militantes do Sistema Único de Saúde (SUS), esteve ativamente envolvida em operações de resgate, apoio a abrigos e outras ações de intervenção.

“Os pesquisadores da Abrasco, vinculados às universidades do Rio Grande do Sul, atuaram diretamente nos abrigos e centros de acolhimento instituídos pelas próprias universidades. A atuação desses profissionais incluiu tanto o apoio direto quanto a coleta de histórias das pessoas afetadas. Dada a profundidade do impacto emocional e social causado pelo desastre, surgiu a necessidade de um espaço onde essas experiências pudessem ser compartilhadas e onde os profissionais pudessem encontrar acolhimento e dividir suas angústias.”, afirma o pesquisador.

Esta iniciativa propõe um ambiente de apoio e troca de experiências para os associados da Abrasco e defensores do SUS que estiveram na linha de frente durante este momento crítico.


Abrasco Escuta RS: testemunhos em roda
26 de junho, às 19h30
Encontro online pelo Google Meet. Acesse aqui.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo